BANNER GOVERNO

Vereador Edimar Kapiche acompanha as tratativas para continuidade de hemodiálise em Cacoal

24 janeiro, 2021

Focado em buscar e discutir soluções que visam melhorar a vida da população, o vereador Edimar Kapiche (PSDB) acompanhou a comissão de saúde da Câmara de Vereadores de Cacoal durante todas as tratativas para a permanência dos atendimentos oferecidos pelo centro de diálise no município.

Com dificuldades financeiras, a empresa responsável pelo serviço e funcionários chegaram a suspender os atendimentos pela manhã da sexta-feira (21). No entanto, após uma audiência com a presença de um grupo de vereadores de Cacoal e Pimenta Bueno, o deputado estadual Alan Queiroz (PSDB), representantes da empresa, Ministério Público de Rondônia (MP), o secretário municipal de saúde de Cacoal, membros do Conselho Municipal de Saúde e outros políticos, o serviço foi retomado na tarde do mesmo dia, após alguns compromissos firmados pela direção da empresa.

Durante a semana, o vereador Edimar Kapiche e um grupo de vereadores se mobilizaram para resolver a situação do centro de diálise, que além de Cacoal, atende mais de 15 municípios da região. Aos vereadores, o diretor da clínica, Luís Eduardo Dias Parada, relatou que a paralisação dos funcionários ocorreu pela falta do pagamento do salário de dezembro e o 13º salário, pois a empresa encontra-se em dificuldade financeira por falta de caixa, tendo em vista que está faltando receber os repasses referentes ao mês dezembro.  Os demais pagamentos por parte da prefeitura de Cacoal estão regulares.

Vereador Edimar Kapiche acompanha as tratativas para continuidade de hemodiálise em Cacoal

“Com a mobilização, o município se comprometeu em fazer o repasse até a quarta-feira (27). Além disso, tem outro recurso de R$ 138 mil, que é referente ao momento de pandemia da Covid-19, que a clínica requer devido atuar também no atendimento em uma ala com pacientes infectados com a doença. Por outro lado, o município está analisando a legalidade para o pagamento”, explica o vereador.

Desde 2009, o município de Cacoal realiza um pagamento pelos serviços prestados aos pacientes que precisam de hemodiálise. Porém, assim como a atual administração municipal, Kapiche entende que esses serviços são de alta complexidade e de responsabilidade do Governo do Estado.

“Mesmo com esse recurso que é pactuado com o município, pelas informações que temos a empresa nunca conseguiu ter um fluxo de caixa capaz de oferecer um bom atendimento ao público, isso porque o número de pacientes aumentou muito nos últimos anos”, esclarece.

Ainda de acordo com Edimar Kapiche, ficou deliberado, que o município deve repassar neste primeiro momento o recurso de dezembro, mas as tratativas irão continuar com o objetivo de melhorar e ampliar o serviço oferecido.

“Pelo que ficou acordado, o Ministério Público deverá notificar todos os 16 municípios que fazem parte do regional. Também deverá acionar o Estado e cobrar para que assuma a responsabilidade pelo serviço. Penso que este é o caminho correto.  Fico feliz em ver quase todas as esferas de poder se esforçando na busca de uma solução viável para todos os lados envolvidos”, expõe o vereador.

Fonte: Assessoria

Vereador Edimar Kapiche acompanha as tratativas para continuidade de hemodiálise em Cacoal

Roagora Fanpage

Comentarios