ALE 01 09
GOV 970x250 02 12

UNIFACIMED orienta caminhoneiros sobre prevenção e cuidados com a saúde

9 dezembro, 2021

O objetivo foi avaliar a saúde dos motoristas e alertar sobre a prevenção de doenças 


O UNIFACIMED, por meio dos acadêmicos do curso de Medicina e membros da Liga de Medicina de Família e Comunidade, esteve, no último dia 26, em um posto de combustível localizado na BR-364, no Distrito de Cacoal para atender a população. Durante a ação, os acadêmicos avaliaram a saúde e fizeram orientações em relação a prevenção de doenças dos caminhoneiros que passavam pelo local.

UNIFACIMED orienta caminhoneiros sobre prevenção e cuidados com a saúde

Foram feitas a medição de alguns sinais vitais, tais como pressão arterial, peso, altura, glicemia, e apuração do estilo de vida dos motoristas, como alimentação, consumo de bebidas e drogas ilícitas. Com base nos dados coletados, é possível fazer uma análise entre as condições de saúde dos motoristas e da vulnerabilidade do caminhoneiro para o planejamento de políticas de saúde.

O coordenador do curso de Medicina do UNIFACIMED, Maiky José de Oliveira, enalteceu a importância das atividades. “Recebemos diversos elogios dos motoristas e solicitações para que este tipo de ação seja realizada com maior frequência. Também, foi importante para integrarmos os acadêmicos. Eles trocaram experiências e trabalharam em equipe, mais uma vez”, apontou Maiky José de Oliveira.

A acadêmica de Medicina e presidente da Liga e Acadêmica de Medicina, Isabely Sanches, contou que a ação foi uma experiência nova para os estudantes, já que eles ainda não haviam trabalhado com este grupo específico, que necessita de atenção quando o assunto é saúde.

“Os caminhoneiros fazem parte de um grupo negligenciado pelas ações de saúde, até por causa da mobilidade deles. Muito pacientes estão há anos sem procurar uma assistência à saúde e ainda tomam remédios de forma irregular. Eles adoraram a ação, se sentiram honrados com a nossa atitude de preocupação, foram bem receptivos e colaborativos”, contou Isabely.

Fonte: Aline Boone- Assessoria de Imprensa/UNIFACIMED

Roagora Fanpage

Comentarios