GOV 01 09
ALE 01 09

UNIFACIMED incentiva pesquisa por meio de bolsas de estudo

2 setembro, 2021

A instituição acredita que a iniciação científica é responsável pela expansão dos conhecimentos adquiridos em sala de aula


O Programa de Incentivo à Iniciação Científica, mais conhecido como PIIC, é um investimento oferecido pelo UNIFACIMED, que busca incentivar a pesquisa entre acadêmicos e professores por meio de bolsas de estudo com duração de até 1 ano.

UNIFACIMED incentiva pesquisa por meio de bolsas de estudo

A instituição acredita que a iniciação científica é responsável pela expansão dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, e que seja, o primeiro contato do estudante com a pesquisa acadêmica.

Sete acadêmicos, juntamente com os professores orientadores, foram selecionados este ano pelo programa. Todos os trabalhos serão publicados na Revista Científica da instituição e apresentados no Simpósio de Iniciação Científica do UNIFACIMED.

Na sexta-feira (20), os selecionados no programa assinaram a ata de certificação. “Há um entendimento que o estudante quer um estímulo, a bolsa é uma forma de bonificar, de estimular, tenho certeza que esses projetos marcarão o currículo desses acadêmicos”, destacou o professor Heriton Marcelo Ribeiro Antonio, Presidente do Núcleo de Pesquisa (NUPES) do UNIFACIMED.

Para os estudantes, ingressar em projetos de pesquisa científica pode ampliar os rumos profissionais mesmo antes de concluir a graduação, Rhélrison Braganca, por exemplo, está desenvolvendo uma pesquisa sobre o Tratamento de Leishmaniose tegumentar americana cutânea com antimoniato de meglumina intralesional no município de Cacoal, que conta com os pesquisadores Isabely Pereira Sanches e Arthur Mendes Valentim, e professores orientadores Maiky José de Oliveira e Mariana Kely Diniz Gomes de Lima. Esse visa avaliar os desfechos de cura da leishmaniose tegumentar, popularmente conhecida como “manhosa” no estado de Rondônia, com a modalidade de tratamento intralesional que traz diversos benefícios tanto para o doente como para a gestão de saúde quando comparado ao tratamento convencional. “O programa de iniciação científica propicia ao aluno uma oportunidade de estar em contato direto, pelo período de um ano, com a pesquisa acadêmica. Essa, por sua vez, tem objetivo de fomentar o conhecimento técnico-científica acerca de um tema”, pontuou o acadêmico de medicina da Instituição.

Fonte: Aline Boone (Assessoria de Imprensa/UNIFACIMED)

Roagora Fanpage

Comentarios