ALE 01 09
GOV-2 13 11

Projeto “Saúde no Interior” leva atendimento médico especializado para população da Zona da Mata

13 novembro, 2021

A 2ª etapa do projeto “Saúde no Interior” do Governo de Rondônia, iniciou neste sábado (13) em Rolim de Moura com atendimentos médicos especializados para população da Zona da Mata, 5ª Gerência Regional da Sesau. A ação continua no domingo (14), e contempla os pacientes dos municípios de Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Castanheira, Novo Horizonte d’Oeste, Nova Brasilândia d’Oeste, Santa Luzia d’Oeste, Seringueiras, Parecis, São Miguel do Guaporé e Rolim de Moura.

Projeto “Saúde no Interior” leva atendimento médico especializado para população da Zona da Mata

Simultaneamente os atendimentos estão sendo desempenhados nas unidades de saúde municipal, (Policlínica, Hospital e Clinica da Mulher), com especialistas nas áreas de dermatologia, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, urologia, gastroenterologia, neurologia, pediatria, pneumologia e oncologia. Além disso estão sendo realizadas cirurgias eletivas.

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, presente ao evento, destacou a importância da parceria com a prefeitura de Rolim de Moura para que o projeto “Saúde no Interior” fosse concretizado na região da Zona da Mata. “O projeto nasceu de um pedido do governador Marcos Rocha, que tem o anseio de levar atendimentos de especialistas mais perto da população. As vezes para uma consulta de dez a 15 minutos, o paciente precisa sair do interior para ser atendido na Capital. Hoje, estamos aqui com 18 profissionais, para realizarmos mais de mil atendimentos”.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou que a ideia do projeto é reduzir as filas de espera do atendimento aos pacientes. “O objetivo maior é zerarmos a fila de espera, trazendo um atendimento médico de qualidade para a população de todas as regiões de Rondônia e assim diminuir o deslocamento de pacientes dos municípios a Porto Velho”.

O chefe do Executivo Estadual, destacou que as autoridades têm uma preocupação especial e a obrigação de servir a população. “É um conjunto de pessoas preocupadas envolvidas (secretários, vereadores, deputados, prefeitos) e que obrigatoriamente devem servir a população da melhor forma. Queremos uma saúde de qualidade para todos e por isso investimos em atendimentos, melhorias na infraestrutura dos hospitais, construção de um novo hospital em Porto Velho e a valorização dos nossos profissionais da Saúde que se dedicaram a salvar vidas durante a pandemia”,  enfatizou o governador Marcos Rocha que, inclusive, fez questão de lembrar que todas as decisões são tomadas junto com o vice-governador José Jodan.

Agradecido, o morador de Rolim de Moura, José Mota Pinheiro, parabenizou o governador Marcos Rocha pela iniciativa. “Isso é muito gratificante, esse atendimento nos ajuda muito. Agora não precisamos ficar indo de um lugar para o outro para ser atendido por um cardiologista. Obrigado governador e todos  os envolvidos”.

Representando a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), o deputado Jean Mendonça, destacou que é um momento impar para a região quando se fala em saúde. “Parabenizo o governador Marcos Rocha e o secretário Fernando Máximo, pelas as ações que estão acontecendo aqui, e em todo o Estado de Rondônia. Isso demonstra o comprometimento do Poder Executivo com pacientes que precisam de um atendimento digno”.

“Eu estou com os meus exames alterados, e tem mais de três anos que não consigo ir a Porto Velho. A iniciativa é muito boa, trazer os médicos para perto de nós”, enfatizou a zeladora Luciene Coelho da Silva.

A aposentada, Maria da Glória Silveira Mendes de Souza, moradora do município de Novo Horizonte d’Oeste, relatou que já faz cinco meses que aguarda a consulta com especialista em pneumologia. “Gostei muito do governador trazer o atendimento aqui em Rolim de Moura, se fosse para ir para Porto Velho seria muito difícil”.

O município de Vilhena foi o primeiro a receber o “Saúde no Interior”, onde foram realizados 1.435 atendimentos. Já os municípios de São Francisco do Guaporé, Ji-Paraná, Buritis e Ariquemes estão previstos para receber a equipe de profissionais do “Saúde no Interior” nas próximas etapas.

A solenidade de abertura do evento contou com a presença da secretária regional da Casa Civil, da região da Zona da Mata, Eliene Siqueira, do secretário de Estado Adjunto da Saúde, Nélio Santos, dos secretários municipais de Saúde, vereadores, prefeitos e vice-prefeito de Rolim de Moura e cidades vizinhas participantes do projeto.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Roagora Fanpage

Comentarios