banner Api 01/05

Governo anuncia plano de vacinação contra covid em Rondônia

15 janeiro, 2021

O Governo de Rondônia lançou oficialmente nesta sexta-feira (15) o plano estadual de vacinação contra a Covid-19. Apresentação do documento aconteceu durante entrevista coletiva à imprensa.

Permanece indefinida a data de início da imunização, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) dizem aguardar o envio das vacinas pelo Ministério da Saúde. A previsão é que 68 mil doses cheguem no estado ainda em janeiro, mas ainda não há data concreta.

Governo anuncia plano de vacinação contra covid em Rondônia

De acordo com o documento, as primeiras pessoas vacinadas contra a Covid-19 fazem parte de grupos prioritários, considerados mais vulneráveis ou mais expostos à doença. Os grupos foram divididos em quatro fases:

Primeira fase: Trabalhadores de Saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena acima de 18 anos. Fazem parte desse grupo cerca de 102 mil pessoas.

Segunda fase: pessoas de 60 a 64 anos, pessoas de 65 a 69 anos e pessoas de 70 até 74 anos. Fazem parte desse grupo cerca de 141 mil pessoas.

Terceira fase: Pessoas com comorbidades, como: diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Fazem parte desse grupo cerca de 120 mil pessoas.

Quarta fase: Trabalhadores educacionais, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. Fazem parte desse grupo aproximadamente 28 mil pessoas.

Em Rondônia estão instaladas, até o momento, 362 salas de vacinação públicas, distribuídas nos 52 municípios do estado. As doses chegarão até essas unidades percorrendo o seguinte caminho: o Ministério da Saúde envia as doses para o Governo de Rondônia, que encaminha para as Regionais de Saúde e essas enviam para cada município.

Segundo a Agevisa, quando as doses chegarem aos municípios começará imediatamente a imunização da população.

Outros grupos prioritários

Segundo o Plano de vacinação em Rondônia, os grupos classificados abaixo também foram definidos como prioritários, mas ainda não foi estabelecido em que fase da vacinação eles entrarão. A tomada de decisão depende da aprovação e disponibilidade de vacinas. São eles:

  • Pessoas com deficiências institucionalizadas,
  • Pessoas com deficiência permanente severa,
  • Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas,
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores transporte coletivo rodoviário e metroferroviário de passageiros
  • Trabalhadores de transporte aéreo
  • Trabalhadores portuários
  • População privada de liberdade acima de 18 anos
  • População em situação de rua

Fonte: G1/RO

Roagora Fanpage

Comentarios