GOV 01 09
ALE 01 09

Farmácia e Enfermagem do UNIFACIMED se unem em coleta de medicamentos

17 junho, 2021

O descarte correto de remédios pode salvar vidas


Sabe aquele medicamento que você utiliza para melhorar um desconforto ou tratar uma doença crônica? Se descartado de forma incorreta, ele pode trazer grandes malefícios para a população e meio ambiente. Promover o descarte consciente de medicamentos é uma medida essencial para o bem-estar das pessoas. Por conta disso, acadêmicos do curso de Farmácia e Enfermagem do UNIFACIMED, estão realizando uma ação de descarte consciente de medicamentos. Os estudantes estão em frente a farmácia municipal de Cacoal, localizada na Avenida Cuiabá, para receber da população medicamentos vencidos ou em desuso.  

Farmácia e Enfermagem do UNIFACIMED se unem em coleta de medicamentos

No local eles também fazem a orientação sobre o descarte correto, tiram dúvidas e orientam as pessoas sobre saúde e a ingestão correta de medicamentos.   

“Medicamento não é lixo, não podemos descarta lós em pias, lixo comum, vasos sanitários, porque eles contêm ativos, e estes ativos podem ser bioacumulativos na natureza, podendo se acumular nos solos, águas, principalmente rios, oceanos e lençóis freáticos, além disso podem contaminar as pessoas mais vulneráveis”, explicou a professora de Farmácia do UNIFACIMED Josiane Lampire.   

De acordo com dados do Conselho Federal de Farmácia, o Brasil está entre os dez países que mais consomem medicamentos no mundo, e grande parte da população ainda faz o descarte incorreto dos remédios. “Essa ação traz a população a conscientização de descarte correto de medicamentos, fazendo com que os mesmos entendam a agressão que o descarte incorreto, causa ao meio ambiente, às pessoas e animais”, apontou a acadêmica de Farmácia Jeane Rosa dos Reis.  

As pessoas que queiram levar seus medicamentos vencidos ou inutilizados, podem realizar o descarte também na Sede do UNIFACIMED, que fica na Avenida Cuiabá.  

A ação é uma parceria entre o UNIFACIMED e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde de Cacoal.  

Fonte: Aline Boone (Assessoria de Imprensa/UNIFACIMED)

Roagora Fanpage

Comentarios