GOV 01 09
ALE 01 09

Energisa inicia atividades para orientações de segurança na construção civil

14 julho, 2021

Primeira atividade aconteceu no canteiro de obras do prédio da Faculdade Católica e contou com a presença de dezenas de operários.


Na última sexta-feira (09), a Energisa em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/RO), realizou a primeira atividade para orientar operários e responsáveis por obras na construção civil. O objetivo do evento foi repassar dicas de proteção às pessoas quando realizarem seus trabalhos próximos à rede de alta tensão.

Energisa inicia atividades para orientações de segurança na construção civil

O primeiro encontro aconteceu na área onde está sendo construído o prédio da Faculdade Católica, em Porto Velho, e contou com a presença de dezenas de operários.

“O que queremos aqui é proteger os pais e mães de família, para saírem de casa e voltarem com segurança. Muitos acidentes ocorrem por simples descuidos ou pelas pessoas acharem que sabem demais”, destacou Lenildson Santos, coordenador de saúde e segurança do trabalho da Energisa.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontaram a ocorrência de 1.502 acidentes de origem elétrica em todo o país em 2020 (sendo 764 fatais). No levantamento, as principais causas são choques (853), incêndios por sobrecarga (583) e descarga atmosférica (66).

Segundo dados do setor de saúde e segurança do trabalho da Energisa, Rondônia registrou seis acidentes com vítimas fatais em 2020 envolvendo trabalhadores de setores como construção civil e transporte. “Foram acidentes dos mais variados, como um caminhão que bateu em um poste e a fiação caiu em cima do veículo.  Em outro caso, um pedreiro  foi movimentar um vergalhão e encostou na fiação.. Então, as pessoas precisam se prevenir e se proteger, pois a energia elétrica de alta tensão é fatal”, falou Santos.

Outro levantamento também da Energisa aponta um crescimento nos acidentes na construção civil. Ano passado era um em cada quatro era no setor (cerca de 25%). Nos seis primeiros meses de 2021, um em cada três (cerca de 30%) foram decorrentes de falta de cuidado com a rede em obras.

“O CREA e a Energisa estão atuando firme para levar informações sobre segurança com a rede elétrica para a população. Precisamos conscientizar a população sobre os cuidados com a rede no manuseio de escadas, andaimes, no transporte de materiais, etc. Esse é o primeiro de uma série de encontros nos canteiros de obras que vamos fazer nos próximos meses para orientar e proteger os trabalhadores da construção civil”, falou o gerente de fiscalização do CREA/RO, Sidmar Cruz.

Em alguns casos especiais, pode ser necessário desligar a rede elétrica para movimentação de materiais nos canteiros de obras. A Energisa está à disposição, por meio dos canais de atendimento, para esclarecer essas situações: no Call Center 0800-647-0120; WhatsApp com a Gisa: (69) 99358-9673 e no site: energisa.com.br.

 

Dicas para evitar acidentes:

– Antes de construir, veja a distância que a obra vai ficar da rede elétrica. Um bom planejamento evita acidentes e protege quem vai trabalhar na obra.

– Conheça bem os riscos de acidentes envolvendo com energia elétrica antes de começar qualquer trabalho próximo à rede de distribuição. Em qualquer atividade, mantenha a distância de pelo menos 3 metros dos cabos de alta tensão.

– Antes de movimentar estruturas metálicas como barras de ferro, vergalhões, trilhos de cortinas e antenas, tenha certeza de que não encostarão na rede elétrica.

– Fique atento às emendas de cabo malfeitas, fios desencapados e expostos em locais úmidos. Evite choques.

– Planeje bem o uso de guindastes e andaimes, descarregamento de caminhões basculantes, limpeza de fachadas e instalação de painéis. Preste muita atenção na proximidade da rede elétrica.

– Identifique e sinalize áreas de risco com maior possibilidade de acidentes com a rede elétrica, principalmente as de maior concentração de operários.

– E não esqueça: atenção é sinônimo de segurança! Qualquer dúvida, emergência ou situação de risco à segurança da população, ligue para a Energisa pelo 0800-647-0120. A ligação é gratuita e pode ser feita em qualquer dia e hora (inclusive feriados e fins de semana), de telefone fixo ou móvel.

Fonte: Assessoria

Roagora Fanpage

Comentarios