GOV 01 09
ALE 01 09

Curso de Farmácia do UNIFACIMED produz cosméticos em laboratório

28 agosto, 2021

Os produtos são preparados durante estágio de manipulação e produção dentro do laboratório da Instituição


Se engana quem pensa que as funções de um farmacêutico se concentram apenas em remédios. A missão desses profissionais vai muito além e chegam também ao campo da estética, com a promoção, manutenção e recuperação da saúde da pele da face, do corpo e do couro cabeludo, na produção de cosméticos. Um dos objetivos é o de também oferecer melhoria da qualidade de vida e saúde, elevando a autoestima das pessoas.  

Curso de Farmácia do UNIFACIMED produz cosméticos em laboratório

No curso de Farmácia do UNIFACIMED, os acadêmicos em período de estágio de manipulação e produção colocam a mão na massa, mais especificamente nas fórmulas, e produzem também cosméticos e dermacosméticos como: protetor solar; sabonetes; sais de banho; hidratantes para rosto e corpo; shampoos; condicionadores; mascara capilar; óleos bifásico e trifásicos; loções corporais para todos os tipos de pele; espumas de limpeza; cremes para prevenção de rugas; gel com diversos ativos; cremes para tratamento de melasma e também o sérum, que é novidade no mercado; e até chocolates emagrecedores com colágeno.  

De acordo com a professora responsável pelo estágio, Josiane Lampire, a área de atuação do profissional na estética está em ascensão. “Além do farmacêutico ser responsável pela produção dos cosméticos, seja na manipulação ou na indústria, ele também tem a área da estética na qual atua como responsável por prescrever alguns ativos e aplicar as formulações, como por exemplo, o botox, preenchimento, peeling e microagulhamento”, destacou a professora.   

Para a acadêmica Sophia Loren dos Santos Rosa, o curso de Farmácia é apaixonante pelas possibilidades de diversas áreas de atuação do profissional. Segundo a futura farmacêutica, é na manipulação que ela mais se identificou. “Ao longo do curso, tive um contato muito especial na área de cosmetologia e farmacotécnica, que contemplam a manipulação, e, vivenciando os estágios, eu vi o quanto a minha profissão é importante para sociedade. Nos estágios e aulas práticas, tivemos a oportunidade de manipular vários tipos de cosméticos e produtos de beleza. Não é apenas manipular medicamentos, é manipular soluções que possibilitarão saúde, bem-estar e beleza, é claro, pensando na individualmente de cada um”, afirmou a estudante.  

Fonte: Aline Boone (Assessoria de Imprensa/UNIFACIMED)

Roagora Fanpage

Comentarios