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Clientes de Rondônia trocam atendimento presencial por canais digitais

11 junho, 2021

Lançamento de aplicativo e transformação digital de canais de Whatsapp e do site, atendimentos presenciais caem pela metade. 71% das chamadas para o call center são para esclarecer dúvidas sobre serviços disponíveis em outros canais.


Levantamento feito pela Energisa concluiu que 71% dos atendimentos aos clientes no call center da concessionária são relativos a informações ou dúvidas. As principais envolvem a emissão de segunda via de fatura, documentação necessária para ligação de energia, transferência de titularidade, cadastro em programas sociais e leitura do medidor. Todos esses serviços estão disponíveis em outros canais, muitas vezes a apenas um clique.

A Ouvidora da concessionária, Millena Capeletti, observa que a Energisa está desenvolvendo uma estratégia de atuação com base em 4D:  digitalização, descentralização, diversificação e descarbonização. “A reformulação dos nossos canais de contato com o cliente, realizada no começo do ano, é parte desse movimento de digitalização e o cliente está aceitando muito bem”, frisou. Para isso, a empresa oferece portfólio diversificado, com aplicativo, WhatsApp, site, todos com ferramentas de robô e inteligência artificial, para entender e aprimorar a experiência do cliente.  Abaixo, a Ouvidora esclarece as principais dúvidas registradas no call center:

 

Como solicitar o envio da fatura por e-mail?

Você pode solicitar o envio da fatura mensal por e-mail, pela Agência Virtual, na opção Fatura por e-mail, pelos canais de atendimento ou pessoalmente em uma agência de atendimento presencial. O envio da fatura será realizado pelo endereço eletrônico faturasonline@energisa.com.br​. Para garantir o recebimento da fatura, é recomendado que o e-mail seja cadastrado na lista de contatos.

 

Onde posso emitir a segunda via de fatura?

O serviço está disponível de forma automatizada no WhatsApp GISA, no Energisa ON e no site www.energisa.com.br .  Veja como é fácil emitir a segunda via no WhatsApp GISA:

  • Salve o contato da GISA no seu celular – (69) 9 9358-9673
  • No WhatsApp, mande um olá para a GISA
  • Digite 1 para opção de Segunda Via
  • Informe o número da sua Unidade Consumidora
  • A GISA vai perguntar se gostaria de gerar a fatura em PDF. Digite SIM.
  • Em poucos segundos o arquivo estará disponível no WhatsApp.

Cliente pode informar a leitura do medidor?

A leitura é o número descrito no medidor/relógio de uma unidade consumidora. Autoleitura é quando o cliente coleta a leitura registrada no medidor e informar a Energisa para faturamento de sua conta de energia.

Os clientes podem informar através do site www.energisa.com.br ou no aplicativo Energisa On. Vale acrescentar que o cliente deve informar a leitura até 3 dias (corridos) que antecedam a data da coleta. O procedimento é válido também para clientes cadastrados no LIS (Leitura e Impressão Simultânea).

Para o cliente informar a leitura pelo site é necessário que ele se cadastre na agência virtual. Feito isso, acesse a opção Ver mais serviços – Informar leitura, em seguida registre a leitura informada pelo cliente, conforme orientação. O serviço também está disponível no Whatsapp GISA – (69) 9 9358-9673 – e no aplicativo Energisa On, no ícone “Informar Leitura”.​

 

Meu número mudou, como atualizo meu cadastro?

Ao realizar o acesso no Energisa ON informe o seu CPF na tela inicial e será exibido os números de telefone que você possui vinculado atualmente no seu cadastro com a Energisa. Selecione a opção MEU NÚMERO MUDOU e você será direcionado para a tela abaixo:

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Para poder prosseguir será necessário que você envie as fotos de um dos documentos selecionados abaixo. O envio dessas informações é para garantir que a solicitação que está sendo realizada é de fato você mesmo.

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Após envio das fotos basta informar o novo número de telefone que deseja atualizar o seu cadastro e também adicionar mais um número como opção para envio de código. A atualização do seu e-mail poderá garantir o uso futuramente da opção de reenvio de código de acesso por e-mail.

Após preencher os dados um protocolo de atendimento será gerado, na qual sua solicitação será encaminhada para ser realizada. Após solicitação aberta, dentro de até 24h seu cadastro será atualizado caso a validação dos arquivos seja efetuada com sucesso, caso surja alguma divergência dos dados enviados nossa equipe de atendimento entrará em contato para falar sobre sua atualização.

 

Como parcelar faturas no cartão de crédito?

Parcelar as faturas através do cartão de crédito é uma forma rápida e segura de manter as contas em dia. A função está disponível no aplicativo Energisa On. Na tela inicial de faturas ao acessar a opção VER DÉBITOS será listado os débitos que sua Unidade Consumidora possui, e na parte inferior oferta a opção de PARCELAR COM CARTÃO DE CRÉDITO. Ao selecionar a opção de Pagar com cartão de crédito você será direcionado a tela com informações sobre essa modalidade de pagamento. Ao selecionar a opção CONTINUAR você será redirecionado para a página de pagamento fora do aplicativo. Caso esteja acessando diretamente uma fatura, e deseja fazer o pagamento via cartão de crédito, realize os passos abaixo:

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Como solicito a mudança de titularidade?

A mudança de titularidade está disponível no aplicativo Energisa On e na GISA, atendimento virtual pelo WhatsApp. O objetivo é oferecer mais comodidade e segurança ao cliente, principalmente neste momento de isolamento social para evitar o contágio do novo coronavírus.  Para solicitar a alteração de titularidade pela GISA, basta o cliente salvar o número ((69) 9 9358-9673 no seu celular. Depois manda um olá, digita a opção 5, informa o número do seu CPF e siga as orientações. Pelo aplicativo Energisa On também é muito fácil e rápido, clica aqui e assista ao vídeo.

Fonte: Assessoria

Roagora Fanpage

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