GOV 01 09
ALE 01 09

Cães e gatos são vacinados por estudantes de Medicina Veterinária do UNIFACIMED

15 setembro, 2021

A campanha de vacinação antirrábica aconteceu na zona urbana do município de Rolim de Moura


Cães e gatos ainda são os principais animais transmissores da raiva em humanos. Embora, nos dias de hoje, a doença seja considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação na saúde. Para evitá-la, a vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenção. Apesar da raiva ser controlada no país, ainda há casos de animais com a doença que podem ser transmitidas para os seres humanos, por isso é necessário que cães e gatos sejam vacinados anualmente.

Cães e gatos são vacinados por estudantes de Medicina Veterinária do UNIFACIMED

Uma turma de 40 acadêmicos de Medicina Veterinária do UNIFACIMED, sob a coordenação e orientação do professor Kleberson Conrado de Araújo, estiveram, no último sábado (11) em Rolim de Moura, imunizando animais domésticos da zona urbana do município. No total, foram vacinados 9.592 animais, destes 8.467 caninos e 1.125 felinos.

Os futuros Médicos Veterinários foram divididos em grupos para atender 28 pontos de vacinação pela cidade. De acordo com o professor e médico veterinário Kleberson Conrado de Araújo, a participação dos acadêmicos proporciona a eles a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aproxima os futuros profissionais a sociedade, além de contribuir para o bem-estar de seres humanos e animais. “A raiva é uma zoonose fatal, tendo em vista que os únicos sobreviventes ficaram com muitas sequelas e em estado vegetativo, como o ciclo urbano da raiva têm o cão e gato como os principais transmissores do vírus causador da doença é necessário que eles estejam devidamente vacinados para a proteção da população”, destacou o professor.

A campanha antirrábica é uma parceria entre UNIFACIMED e Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Rolim de Moura. “Reforçamos nossa gratidão ao curso e aos acadêmicos de medicina veterinária do UNIFACIMED, que sempre nos ajudam, nos apoiam na realização desta importante campanha para o nosso município de Rolim de Moura”, agradeceu a diretora do Centro de Zoonoses, Oneide Claudino da Silva.

As próximas Campanhas de Vacinação Antirrábicas serão em outubro, nos dias 02, em Espigão D’Oeste; 09 em Cacoal; e 23, em Pimenta Bueno.

Fonte: Aline Boone (Assessoria de Imprensa/UNIFACIMED)

Roagora Fanpage

Comentarios