Educação

Professores youtubers de RO adaptam conteúdo de História e ajudam alunos durante ensino remoto

A intenção era que os alunos entendessem que o que é falado em sala realmente aconteceu. Eles visitaram pontos históricos e transformaram os registros em conteúdo

quarta-feira, 02/12/2020

Professores de História da rede estadual de Rondônia criaram um canal no YouTube — que já conta com mais de 200 vídeos e 11 milhões de visualizações — sobre biografias de reis, rainhas e mulheres que marcaram o mundo.

O canal começou a partir das imagens gravadas por Zilmar Nascimento e Danilo da Silva em viagens pelo Brasil e exterior. A intenção era que os alunos entendessem que o que é falado em sala realmente aconteceu. Eles visitaram pontos históricos e transformaram os registros em conteúdo.

Os assuntos seguem três linhas principais:

  • A História das Mulheres, com personagens femininas que foram “esquecidas pela história tradicional”, rainhas governantes, fortes, guerreiras, que mesmo diante de tanta opressão e etiqueta conseguiram se destacar.
  • O Arquivo Confidencial, onde os educadores abordam curiosidades sobre pessoas que fizeram história, independente do status social ou do país.
  • E a terceira é chamada de “Como Era a Vida…” onde contam aspectos sociais e culturais das pessoas do passado, como a higiene, a alimentação, o casamento, o estilo de vida em geral.

“As vezes temos que usar cinco ou seis fontes para produzir um vídeo de 10 minutos, justamente para não passar informação errada, e ao mesmo tempo, deixar o assunto bastante acessível. O trabalho para produzir os vídeos não é fácil, pois requer muita leitura e, por se tratar de biografia geralmente são livros que ultrapassam 500 páginas”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar