GOV 01 09
ALE 01 09

UNIFACIMED incentiva pesquisa desde início da graduação

10 setembro, 2021

Curso de enfermagem do UNIFACIMED promove iniciação científica desde o primeiro período com enfoque na educação e promoção da saúde 


A Iniciação Científica é o primeiro contato do estudante com a pesquisa acadêmica. Desde o primeiro semestre os acadêmicos do curso de enfermagem do UNIFACIMED já participam de atividade de extensão que permitem com que eles iniciam logo cedo no mundo da pesquisa. Isso favorece o estímulo às dinâmicas de trabalho em grupos, por terem a oportunidade do acesso a discussão coletiva, propiciando ao estudante o desenvolvimento da sua criatividade e análise crítica. Um exemplo são as diversas ações desenvolvidas pelo curso com os acadêmicos recém-chegados à instituição, como a ação de conscientização do uso de máscara, realizado pelos estudantes no centro de Cacoal com o objetivo de orientar a forma correta de utilizar a máscara neste momento de pandemia.  

UNIFACIMED incentiva pesquisa desde início da graduação

De acordo com a coordenadora do curso de enfermagem, Teresinha Cícera Teodora Viana, o projeto pedagógico busca a formação integral e adequada do estudante através de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência. “A iniciação científica surge então como uma modalidade de formação e incentivo à pesquisa na graduação, incrementando a formação e o exercício profissional do enfermeiro para a competência do cuidado”, apontou a professora.  

Para a estudante de enfermagem do 1º período, Natasha Silva Nobre Ribeiro, a iniciação científica, agrega conhecimento na vida do acadêmico além de trazer experiências inesquecíveis. “ A ação nos trouxe capacitação de falar em público, sabedoria para trabalhar em grupo e aprendizagem em relação a pesquisas em sites confiáveis. É de suma importância darmos atenção à iniciação científica, pois ela está presente em toda a jornada acadêmica, esse incentivo temos de sobra na instituição”, afirmou. 

Fonte: Aline Boone (Assessoria de Imprensa/UNIFACIMED)

Roagora Fanpage

Comentarios