DestaqueDestaque PrimaveraPrimavera de Rondônia

Senar realiza curso de cultivo de banana com produtores de Primavera de Rondônia

Esse curso prepara o produtor que está cultivando ou que vai iniciar o cultivo, disse o vereador Zébedeu

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Pimenta Bueno e Secretária Municipal de Agricultura de Primavera de Rondônia realizou o curso de cultivo de banana. O curso está sendo ministrado pela instrutora do Senar, Lilian Lobo, que abordou vários aspectos da produção de banana. Iniciado nesta segunda feira 19, no distrito de Querência os participantes verão em prática a aplicação de técnicas sobre solo, clima, cultivares de banana, adubação, pragas, doenças, embalagem e comercialização.

Os produtores de banana de Primavera de Rondônia vêm recebendo apoio da Secretária de Agricultura do municipio, por meio do Senar, que visa melhorar a produtividade e a rentabilidade do negócio rural, a partir da formação profissional do produtor e da difusão de tecnologias viáveis.

DSC 0841 1 - Senar realiza curso de cultivo de banana com produtores de Primavera de Rondônia
O produtor, Wender Tonholo, participando do curso de cultivo de Banana.

O Senar trabalha com cadeias específicas, de acordo com a demanda e a vocação de cada região. Os participantes são mobilizados pelos sindicatos rurais, braço operacional do Sistema no campo. Uma das cadeias produtivas que o Senar trabalha é a banana da terra.

Os produtores aprendem sobre controle de pragas e doenças de bananeiras; beneficiamento e comercialização da banana, entre outros. Durante o curso, que durará 40 horas o participante receberá o certificado de participação e 50 mudas de banana para plantar, no total a Secretária Municipal de Agricultura chega a 19500 mudas distribuidas as produtores.

Esse curso prepara o produtor que está cultivando ou que vai iniciar o cultivo, parabéns ao Senar, parabéns ao poder legislativo que apoia a prefeitura na realização deste curso

O vereador Zébedeu que é um dos participantes, faz questão de salientar que o curso vem de encontro com a falta de conhecimento do produtor para com o cultivo da banana, “Esse curso prepara o produtor que está cultivando ou que vai iniciar o cultivo, parabéns ao Senar, parabéns ao poder legislativo que apoia a prefeitura na realização deste curso”. Lembrou Zébedeu, que participará do curso até o final.

Para o prefeito Eduardo Bertoletti o curso possibilita ao produtor aperfeiçoamento além de uma nova forma de aumentar a renda familiar. “Estamos preparando nossos produtores e apresentando uma outra fonte de renda para agregar as já existentes”. Ressaltou o prefeito.

DSC 0884 1 - Senar realiza curso de cultivo de banana com produtores de Primavera de Rondônia
Instrutora do Senar, Lilian Lobo, ministrando o curso de Cultivo de Banana.

Prestigiaram o inicio do curso os vereadores Fabio Pinheiro (MDB), Cristovão Lourenço (SD), Natan do Onibus (SD), o prefeito Eduardo Bertoletti (MDB) e o Deputado Estadual Só na Bença (MDB).

DSC 0882 2 - Senar realiza curso de cultivo de banana com produtores de Primavera de Rondônia
Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Pimenta Bueno e Secretária Municipal de Agricultura de Primavera de Rondônia realizou o curso de cultivo de banana

Fonte: RO Agora

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar