DestaqueDestaque Pimenta BuenoPimenta BuenoPolítica

Prefeito de Pimenta Bueno é vítima de criação de perfil falso em rede social

O prefeito do município de Pimenta Bueno, Delegado Araújo, está sendo vitima de um crime virtual. Foi criado em nome dele um perfil falso na rede social Facebook.

Em um dos posts de atualização do perfil nota-se que o criminoso utiliza-se da rede social para replicar foto pessoal do prefeito e faz referência ao trabalho como delegado de Policia Civil, enaltecendo as ações de apreensão de drogas e veículos roubados.

Prefeito de Pimenta Bueno é vítima de criação de perfil falso em rede social
Print do post de atualização do perfil (Divulgação)

Com o crescimento alarmante do uso das redes sociais, atualmente, é comum ver perfis falsos, que na maioria das vezes, buscam denegrir a imagem da vítima. As penas tem sido cada vez mais severas buscando impedir que internautas utilizem perfis falsos. Por exemplo, o usuário poderá ser enquadrado como crimes de informatica passível de seis meses a dois anos de pena de prisão.

Perfil falso na internet dá 5 anos de prisão

Se passar por outra pessoa na internet é crime de Falsidade Ideológica e o usuário pode pegar até cinco anos de reclusão, mesmo que não haja o intuito de prejudicar quem teve o nome utilizado. Além disso, o perfil criado com a finalidade de obter vantagem ilícita, induzindo ou mantendo alguém em erro pode ser enquadrado no crime de estelionato, com o mesmo tempo de pena.

Especialistas em Direito Digital afirmam que mesmo que não haja o intuito de prejudicar a pessoa, o uso da imagem sem a sua autorização pode gerar a obrigação de indenizar. Além disso, caso a rede social não permita que mais de um usuário seja registrado com o mesmo nome, a criação desse falso pode prejudicar a elaboração do perfil da própria pela pessoa.

Os especialistas ressalta também que qualquer usuário pode ser vítima desse tipo de crime, principalmente diante da quantidade de informações pessoais que são compartilhadas e permitem a coleta online: Criar o seu próprio perfil é uma das formas de marcar presença nas redes sociais e que, apesar de não necessariamente impedir a criação de um falso, e evitar ou reduzir suas informações pessoais, evitando compartilhá-las e solicitando sua remoção, com base no Marco Civil da Internet, pode diminuir a confusão.

Prefeito de Pimenta Bueno é vítima de criação de perfil falso em rede social

 

Artigos relacionados

Sua opinião é muito relevante para nós do site Roagora

%d blogueiros gostam disto: