Anúncios
CidadesDestaqueDestaque EspigãoEspigão DOesteRondônia

Ministro do Meio Ambiente visita RO e faz reunião com madeireiros após caminhão do Ibama ser incendiado em Espigão D´Oeste

Ministro do Meio Ambiente está acompanhado de governador Marcos Rocha. Em encontro, Salles diz que vai avaliar pedidos para retorno das atividades madeireiras.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está visitando Espigão D’Oeste (RO) nesta quarta-feira (17) e se reuniu com madeiros por volta de 11h (local) para ouvir as reivindicações da categoria. A visita ao estado acontece 13 dias depois de um caminhão do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) ser incendiado durante uma operação. O governador do estado, Marcos Rocha (PSL), acompanha o ministro.

No encontro com os madeireiros no Centro Cultural de Espigão, o ministro Ricardo Salles disse reconhecer a importância da produção madeireira no estado e que vai avaliar os pedidos feitos pela categoria.

Desde a operação do Ibama em Espigão em 4 de julho, mais de 70 empresas foram proibidas de continuar com a produção madeireira na região.

Em discurso com os madeireiros, Salles disse não acreditar que os madeireiros tenham incendiado o caminhão do Ibama. Para ele, o ataque partiu de vândalos e não podem ser associados com quem trabalha na indústria madeireira.

‘Visita surpresa’

A visita de Salles a Rondônia não havia sido divulgada na agenda oficial do ministro. Ele chegou ao estado de “surpresa”.

No começo da manhã, e de forma sigilosa, o ministro sobrevoou a área de Reserva Indígena Roosevelt no distrito de Pacarana. Neste voo, o ministro afirma que viu uma área de garimpo clandestino.

Enquanto o voo era feito pelo ministro, dezenas de madeireiros se concentraram na frente do Centro Cultural de Espigão e ficaram esperando por uma reunião com Salles.

Um forte esquema de segurança foi montado na cidade, e praticamente todas as lojas fecharam por causa da movimentação nas ruas.

Ao longo do dia, Salles ainda deve fazer visitas a madeireiras de Espigão que estão impedidas de trabalhar.

Incêndio em caminhão

O incêndio no caminhão-tanque do Ibama aconteceu no distrito de Boa Vista do Pacarana, do município de Espigão D’Oeste (RO). A região onde ocorreu o incêndio fica próxima à Reserva Indígena Roosevelt.

Ministro do Meio Ambiente visita RO e faz reunião com madeireiros após caminhão do Ibama ser incendiado em Espigão D´Oeste
Caminhão-tanque do Ibama pegou fogo perto de reserva indígena de Rondônia. — Foto: Reprodução

A Polícia Federal acredita que o incêndio tenha sido causado por “batedores”, ou seja, pessoas que trabalham para madeireiros atuantes na região. Eles bloquearam a passagem do caminhão-tanque e renderam o motorista.

Um vídeo feito na época mostra o caminhão pegando fogo e as chamas intensas alimentadas pelo combustível que estava sendo transportado.

Fonte: G1/RO

Anúncios
Mostrar mais

Artigos relacionados

Sua opinião é muito relevante para nós do site Roagora

%d blogueiros gostam disto: