GOV 01 09
ALE 01 09

Em um trimestre, aplicativo “Sangue Amigo” da Fhemeron registra mais de 10 mil downloads

1 junho, 2021

O Governo de Rondônia, por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), em parceria com um instituto de São Paulo desenvolveu o software (Web e App Mobile) denominado “Sangue Amigo”, com objetivo de auxiliar o contato entre o banco de sangue e o doador. A ferramenta está disponível para todos os hemocentros do Estado gratuitamente via sistema operacional móvel Android ou iOs.

Em um trimestre, aplicativo “Sangue Amigo” da Fhemeron registra mais de 10 mil downloads

O App ajuda bancos de sangue em campanhas de doação fortalecendo o vínculo entre a instituição e doadores através de uma comunicação próxima e dinâmica. Disponibilizada desde março, a ferramenta já registrou mais de 10 mil downloads de forma geral, segundo o desenvolvedor.

Para o analista de sistemas responsável pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) da Fhemeron, Humberto Vilar Arouca, o número de doadores captados por meio do aplicativo ainda é baixo, mas levando em consideração que houve uma queda considerável nas doações, a expectativa é de que cada vez mais as pessoas possam interagir melhorando a comunicação e a captação.

“O aplicativo é uma ferramenta de engajamento para a “Fundação” junto ao doador voluntário de sangue. A partir dele, podemos manter os estoques de sangue em um nível estável o suficiente para suprir as demandas. A realização de campanhas mais intensas e a adesão de outras funcionalidades na plataforma, como a carteira digital do doador, possibilitará o envio de exames e, consequentemente, trará mais usuários para o App”.

De acordo com a gerente de captação, Maria Luiza Pereira, o aplicativo já proporcionou diversas experiências positivas nos últimos dias, comprovando o fortalecimento de vínculo entre as partes. “Observamos por meio do App que dois doadores estavam agendados para o feriado e imediatamente entramos em contato via telefone para reagendar. No dia combinado eles receberam um e-mail como lembrete. Esses ajustes de última hora facilitam nossa comunicação com o doador”, disse.

O aplicativo é limitado a agendamentos e histórico das doações, sendo assim, uma ferramenta segura quanto ao sigilo de dados do doador. Para ter acesso basta efetuar o download e se cadastrar com nome completo, Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, tipo sanguíneo (caso souber) e um contato telefônico.

REQUISITOS NECESSÁRIOS AO DOADOR DE SANGUE:

  • estar em boas condições de saúde;
  • ter entre 18 e 69 anos de idade;
  • adolescente de 16 e 17 anos poderá doar acompanhado dos pais ou responsáveis legais;
  • ter peso acima de 50 kg;
  • estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
  • homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
  • mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses)
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

A Fhemeron de Porto Velho funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h15 às 18 horas e aos sábados, até às 12 horas. Está localizada na avenida Jorge Teixeira, 3766, bairro Industrial. As demais unidades regionais estão nas seguintes localidades:

  • Unidade de Coleta e Transfusão de Ariquemes – Rua: Cassiterita, nº 3613 – Centro- Telefone: (69) 3535-2659
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Ji-Paraná – Rua: Vilagran Cabrita, nº 1440 – Centro – Telefone: (69) 3421-1615
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará-Mirim – Av. XV de Novembro,  nº 1299 – Centro – Telefone: (69) 3541-6073
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Rolim de Moura – Av. Cuiabá Nº 5424, Bairro Planalto ao lado do Hospital Municipal – Telefone (69) 3442-1328
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal – Av. Malaquita, s/nº – Bairro Josino Brito – Ao lado do Hospital Regional – Telefone: (69) 3441-0823
  • Hemocentro Regional de Vilhena – Av. Jô Sato, nº 405 – Bairro Nova Vilhena – Telefone: (69) 3322-2400

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Roagora Fanpage

Comentarios