DestaquePolíticaRondônia

Deputado Cirone Deiró destaca atuação do senador Marcos Rogério em defesa do setor madeireiro

Ministro Ricardo Salles assume compromisso de reverter bloqueio de madeireiras em Espigão do Oeste

“Com a intermediação do senador Marcos Rogério conseguimos avançar na defesa do setor madeireiro do município de Espigão do Oeste”, disse o deputado Cirone Deiró (Podemos), ao final da audiência com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em que acompanhou o senador, na manhã desta terça-feira (9).

A audiência com o ministro do Meio Ambiente faz parte dos encaminhamentos da reunião proposta pelo deputado Cirone com o setor madeireiro, realizada no último sábado (06), em Espigão, e que contou com as presenças do senador Marcos Rogério (DEM) e do presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB).

O impasse entre madeireiros e os órgãos de fiscalização ocorreu depois da decisão unilateral do bloqueio via on line do Documento de Origem Florestal (DOF) do Ministério do Meio Ambiente, sistema de controle e acompanhamento das atividades relacionadas a extração de madeira em áreas devidamente autorizadas pelos órgãos fiscalizadores. Sensibilizado com a possibilidade real da demissão de cerca de três mil trabalhadores, e as consequências dessas demissões para a população do município, o deputado Cirone Deiró se colocou ao lado do setor e convidou o deputado Laerte Gomes e o senador Marcos Rogério para se unirem à causa dos madeireiros e preservar os milhares de empregos.

Na reunião do último sábado, o senador de imediato informou o ministro sobre os problemas que o setor estava enfrentado. De acordo com o parlamentar, desde a primeira hora, o ministro Ricardo Salles se mostrou sensível aos problemas enfrentados pelo setor madeireiro do município de Espigão do Oeste.

“Deixamos claro que apoiamos à fiscalização e respeitamos os órgãos fiscalizadores, mas essa fiscalização deve ter como alvo àquelas pessoas que estão trabalhando na ilegalidade”, explicou o deputado, ao defender que o setor que trabalha seguindo as orientações e determinações dos órgãos de fiscalização, não pode ser penalizado, sem antes ter sido cumprido o devido processo legal.

Segundo Cirone, atendendo à solicitação do senador Marcos Rogério, e depois de tomar conhecimento sobre todas as consequências que a suspensão das atividades das madeireiras causará a economia do estado, o ministro assumiu compromisso de rever a medida que suspendeu de forma indiscriminada, as atividades de todas as madeireiras do município do Espigão do Oeste. “Agradecemos o apoio e parceria do senador Marcos Rogério nesta ação que trará resultados concretos para o setor produtivo daquele município”, destacou ao agradecer também o apoio incondicional do presidente da assembleia, deputado Laerte Gomes.

Texto: Edna Okabayashi/Assessoria

Foto: Assessoria

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: