Anúncios
CacoalDestaqueDestaque CacoalPolíticaRondônia

Cirone Deiró apresenta projeto para dar nome professor Ismael Cury ao aeroporto de Cacoal

Parlamentar ressalta história do empreendedor da educação rondoniense

Ismael e sua esposa Natividade fundaram em 1985 a UNESC – Faculdades Integradas de Cacoal, a primeira instituição de ensino superior particular de Rondônia, responsável pela formação de milhares de profissionais que atuam no mercado rondoniense e de outros estados.

“O professor Ismael Cury foi um dos mais ilustres pioneiros do município de Cacoal. Fundador da renomada faculdade UNESC e idealizador da Comissão Pró-Aeroporto de Cacoal- COPHARC. Organização não governamental que foi estratégica para a conclusão das obras do aeroporto e seu funcionamento”. Assim, o deputado Cirone justificou a apresentação do projeto de lei. Que denomina o aeroporto de Capital do Café- Professor Ismael Cury. O pioneiro cocalense faleceu no último dia 31 de maio.

Nascido em 04 de novembro de 1934 em Mococa, no estado de São Paulo, o professor Ismael Cury e sua esposa, Natividade Dias G. Cury chegaram a Rondônia na década de 80 e fundaram em Cacoal, a UNESC – Faculdades Integradas de Cacoal. Além da sede em Cacoal, a instituição tem unidades em Porto Velho e Vilhena e já contribuiu com a formação acadêmica de milhares de profissionais de Rondônia e estados da região.

Cirone fez uma retrospectiva da história do empreendedor da educação rondoniense. O parlamentar lembrou que ainda adolescente o professor Cury conseguiu seu primeiro trabalho de auxiliar administrativo em uma emissora de rádio. Segundo relatos, sua dedicação ao trabalho possibilitou o convite para substituir um locutor, pelo bom trabalho desempenhado, foi logo efetivado no cargo.

Com o passar dos anos, demonstrando sempre muita responsabilidade e dedicação, foi convidado para acumular a função de locutor com a de administrador da rádio. Mais tarde, se tornou o proprietário da emissora, iniciando assim, sua promissora trajetória empresarial. Sempre reconheceu a importância da educação, por isso, dedicou-se aos estudos e formou-se em direito. Tornou-se advogado, profissão da qual tanto se orgulhava.

Assim, Ismael Cury consolidava uma carreira bem-sucedida de empresário, advogado, jornalista, e técnico em transações imobiliárias. Ainda no estado de São Paulo, sempre muito articulado e respeitado na cidade de Tupi Paulista, foi convidado a se candidatar ao cargo de vereador, para o qual foi eleito.

Empreendedor nato buscou novas oportunidades. Na década de 80 identificou no recém-criado estado de Rondônia uma terra de inúmeras oportunidades. Motivado pelo constante fluxo migratório que trazia milhares de brasileiros para Rondônia, Ismael Cury, acompanhado da esposa, Natividade e de alguns amigos, deixou São Paulo pela primeira vez, para conhecer o recém-criado estado de Rondônia. A ideia era descobrir porque o estado que atraia gente dos mais diversos cantos do país.

Segundo consta, a missão durou cerca de 30 dias e praticamente todos os municípios de Rondônia foram visitados. Se a proposta era saber o que o recém estado tinha de tão bom, a missão foi concluída com êxito e rendeu frutos. Depois de conhecer todas as potencialidades, Ismael Cury voltou para São Paulo decidido a também investir em Rondônia. A cidade escolhida foi Cacoal. Assim teve início uma história responsável por contribuir, sobremaneira, com o desenvolvimento da cidade, e demais municípios rondonienses e de toda a região norte.

Com sede em Cacoal, e com unidades em Vilhena e Porto Velho. A relevância da UNESC como instituição de ensino superior ultrapassa as divisas do Estado, contribuindo para a formação científica, educacional, tecnológica e profissional da população da região Norte.

O deputado Cirone Deiró lembra que o espírito empreendedor do professor Ismael Cury também foi colocado à disposição da coletividade. Quando reuniu um grupo de empresários para criar a COPHARC – Comissão Pró-Aeroporto de Cacoal. “Sua perseverança, liderança e atuação à frente desta comissão foram determinantes para que as obras do aeroporto avançassem. E fossem efetivados os voos diários para Cacoal. Na sequência, a mesma comissão também atuou para a conclusão das obras. E funcionamento do Hospital Regional de Cacoal”, afirmou o parlamentar.

Cirone destacou que este é apenas um exemplo do legado deixado por esse grande ser humano, professor, advogado, jornalista e amigo dos cocalenses que faleceu no último dia 31 de maio de 2019, no município de Cacoal. “A morte do professor Ismael Cury deixou uma grande lacuna não apenas para nós cacoalenses, mas também para todos aqueles que foram impactados pela sua vida e pelas suas realizações. Seu exemplo de determinação e trabalho continuará inspirando as futuras gerações”, finalizou.

Texto: Edna Okabayashi/Assessoria

Cirone Deiró apresenta projeto para dar nome professor Ismael Cury ao aeroporto de Cacoal

Fotos: Assessoria e Marcos Figueira-Decom-ALE/RO

http://www.al.ro.leg.br/institucional/noticias/cirone-deiro-apresenta-projeto-para-dar-nome-de-aeroporto-capital-do-cafe-professor-ismael-cury-ao-aeroporto-de-cacoal

Anúncios

Artigos relacionados

3 Comentários

Sua opinião é muito relevante para nós do site Roagora

%d blogueiros gostam disto: