Anúncios
Colunas

50 anos depois e a Lua continua sendo desafio

Há 50 anos a NASA (Agência Aeroespacial Norte-americana) conseguiu levar a primeira missão tripulável para a Lua. Foi o maior marco tecnológico para a humanidade, ainda comemorado cinco décadas depois. Além do marco histórico do homem pisar na Lua. A missão trouxe amostras do solo lunar, e gerou diversas tecnologias em uso até os tempos atuais na rotina terrestre, foram longos anos de pesquisas e criação de produtos para que os astronautas pudessem suportar a falta de gravidade, e as diversas diferenças com o planeta Terra.50 anos depois e a Lua continua sendo desafio

Entre as tecnologias das missões Apollo (1 a 17) está o controle digital de vôo com sistema de orientação por computador. Como é digital, o computador pôde fazer o uso de software complexo e armazenar grandes quantidades de dados aumentando a eficiência e a segurança. O modelo foi adaptado para a aviação comum.

A segurança alimentar é outra técnica desenvolvida para astronautas e muito útil para a humanidade na terra. Consiste em garantir o mínimo de nutrientes necessários para um dia e com a garantia de não causar infecção ou qualquer outro dano à saúde. Para isso foi desenvolvida a tecnologia HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) utilizadas também pela indústria de alimentos.

Os cobertores espaciais desenvolvidos com camadas múltiplas de myler (forte película de poliéster que tem resistência térmica e propriedades de isolamentos), ainda são utilizada na fabricação de roupas de astronautas para qualquer missão aeroespacial.

Apesar de ter sido lançado somente em 2013, os aparelhos auditivos recarregáveis são frutos de pesquisas das missões Apollo, a bateria de prata-zico proporcionou a condição de ser recarregável tendo maior aproveitamento.

As missões Apollo (nome dado ao projeto aeroespacial da NASA para chegar à Lua) conseguiram em suas 17 edições desenvolver muitas outras tecnologias como microondas e comunicação à distância, dando à humanidade um saldo de conhecimentos que proporciona melhores condições de vida na Terra e, incentivou muitas outras missões tripuláveis ou não para buscar compreender mais do universo cósmico, os projetos aeroespaciais são importantes fontes de pesquisas e de aperfeiçoamento tecnológico, mas ainda não conseguiram o objetivo final que seria tornar os satélites naturais (luas) e planetas distantes em locais habitáveis pelos seres humanos.

Anúncios
Mostrar mais

Artigos relacionados

Sua opinião é muito relevante para nós do site Roagora

%d blogueiros gostam disto: