DestaqueDestaque Pimenta BuenoPimenta BuenoSaúde

Secretaria Municipal de Saúde emite nota de esclarecimento sobre caso de Meningite ocorrido com um paciente da Zona Rural do município de Pimenta Bueno

Caso de Meningite ocorrido com um paciente da Zona Rural do município de Pimenta Bueno

Com o registro de 01 caso de meningite este ano em Pimenta Bueno, a Secretaria Municipal de Saúde de Pimenta Bueno, se mobilizou com o trabalho de investigação do caso e orientação para a SEMEC sobre a importância da prevenção da doença, e principalmente com a imunização por meio da vacinação das crianças.

De acordo com a enfermeira Elizabete K Y Xavier, além da vacinação as mães devem manter sempre atentas aos primeiros sintomas, eis que é uma enfermidade de evolução muito rápida, contagiosa, que se propaga pela via respiratória.

Em relação ao caso ocorrido, informamos que por ser transmitida por via respiratório, a pessoa que teve contato próximo a doença já teria manifestado. Pelas informações repassadas pela equipe do Hospital Regional de Cacoal – HCR, o resultado do exame de líquor do paciente, não acusou a presença de bactérias, portanto não há necessidade de uso de medicamento para nenhuma pessoa que teve contato com a pessoa.

A escola poderá realizar suas atividades normais, observando as condições de saúde dos escolares e comunidade.

A meningite é passível de cura, existe tratamento na rede pública de saúde. Dentro de casa os adultos devem ficar atentos a sinais e sintomas dela, como febre, vômito, náuseas, irritabilidade, recusa alimentar, cefaléia, dificuldade respiratória, dores musculares e articulares e rigidez na nuca, entre outros. Se tiver um desses sintomas, devem procurar atendimento médico imediato. (Como seu contágio se dá por via respiratória recomendamos é importante manter arejados os ambientes de circulação das crianças – casa, escolas, creches, ônibus, etc.), como estratégia de saúde preventiva nesses logradouros.

Também esclarecemos,  que a Secretaria Municipal de Saúde realiza campanhas de vacinação anualmente na zona rural e urbana conforme preconiza o Ministério da Saúde, neste ano realizamos a campanha de multivacinação na escola da Linha 108, no dia 29 de outubro de 2019, quando foram atendidas, avaliadas e atualizadas as cadernetas de vacinação dos alunos e comunidade.  O caso de meningite foi Notificado no dia 06 de Novembro/2019.

A Secretaria Municipal de Saúde se coloca à disposição para maiores esclarecimentos através do telefone  (069) 3451 – 2465

 

Marineide Goulart Mariano

Secretária Municipal de Saúde

SEMSAU/PB

OBS: Somente os administradores poderão postar conteúdos.

Artigos relacionados

Sua opinião é muito relevante para nós do site Roagora

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: